Conheça os gaviões e outras aves que habitam o centro e as praças de Cordeiro
Quem conhece Cordeiro, no interior do estado do Rio de Janeiro, sabe bem como a cidade é cercada de matas e áreas verdes. Inclusive, em sua parte central, ou seja, no coração da cidade, temos a Mata do Posto Zootécnico que é abrigo para muitas espécies de animais, na sua maioria, aves. E elas se espalham em voos por toda cidade.
No centro da cidade, na praça Coronel Antônio Pinto, a visita de diferentes espécies de aves é uma constante. Essa praça é um ponto marcante da cidade, pois abriga o coreto. Mas o aspecto principal da praça para atrair as aves, é a existência de palmeiras em seus canteiros. Dentre elas, destaca-se a palmeira solitária, chamativa pela cor forte e vermelha dos cachos de coquinhos. Deles se alimentam várias espécies, como periquitão-maracanã, sabiá-laranjeira e cambacica, por exemplo.
Já as árvores que cercam a praça, servem de dormitório para rolinhas, pardais e canários. E são as que fazem muito barulho no final da tarde, promovendo, em alguns dias, uma revoada de pássaros que chegam para dormir. Além disso, vez ou outra, podemos ter a surpresa de encontrar algum gavião pousado em um poste ou em prédios. Eu já fui surpreendido por um casal de caurés observando o movimento na praça, empoleirados no alto cruz da Igreja Metodista.
Mas as surpresas não param por aí no meio da cidade. O rio Macuco, que corta o centro da cidade, também atrai muitas aves, apesar de não ter suas águas muito limpas. Em suas margens e leito podemos observar a garça-branca, a saracura-do-mato e o casaca-de-couro da lama. Como ao longo de seu curso algumas áreas ainda se encontram arborizadas, também há atrativo para espécies como sabiás, sairás e o saí-andorinha (esse último, muito atraído pela erva-de-passarinho, que nascem às margens do rio).
Deixo aqui um alerta: se como está, o rio Macuco atrai tantas aves, como seria se não estivesse tão poluído e se ainda restasse mais áreas com a vegetação ciliar preservada? Quais as surpresas que a avifauna urbana nos traria?
Uma coisa é inegável para quem mora, visita ou frequenta nossa cidade: poder disfrutar da paz que as aves trazem para nós e para a vida movimentada e agitada. É um luxo poder viver assim, em harmonia com as aves e a natureza, em pleno meio urbano.
Já parou para observar as árvores da nossa cidade? E você de outro município, já observou as aves da sua cidade? Veja abaixo algumas aves que podem ou já foram observadas no centro, na praça e na beira do Rio Macuco, na cidade de Cordeiro.
- cauré (Falco rufigularis)
- carrapateiro (Milvago chimachima)
- gavião-carijó (Rupornis magnirostris)
- rolinha-roxa (Columbina talpacoti)
- pardal (Passer domesticus)
- canário-da-terra (Sicalis flaveola)
- sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris)
- Andorinha-pequena-de-casa (Notiochelidon cyanoleuca)
- periquitão-maracanã (Psittacara leucophthalmus)
- suiriri (Tyrannus melancholicus)
- bem-te-vi (Pitangus sulphuratus)
- neinei (Megarynchus pitangua)
- casaca-de-couro-da-lama (Furnarius figulus)
- corruíra (Troglodytes musculus)
- cambacica (Coereba flaveola)
- pombo-doméstico (Columba livia)
- socozinho (Butorides striata)
- garça-branca-grande (Ardea alba)
- saracura-do-mato (Aramides saracura)
- saí-azul (Dacnis cayana)
- saíra-amarela (Tangara cayana)