A Prefeitura de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, publicou o decreto número 984 no último dia 30 de abril, bares e pontos turísticos estão liberados a funcionar a partir desta segunda-feira (03).
Os bares poderão funcionar de 07h da manhã até às 21h, com capacidade de até 20%, o atendimento será permitido apenas a clientes sentados, cada mesa poderá ter até oito pessoas.
A visitação em pontos turísticos e culturais segue também controlada, cada local poderá receber até dois veículos (ônibus, vans e veículos de transporte coletivo turístico), sendo permitido apenas 15 veículos por dia. Os passeios deverão ser informados à Secretaria de Turismo do município.
No dia 24 de abril, o município revogou a classificação por bandeiras, que vinha sendo adotada praticamente desde o início da pandemia, e adotou novas regras. O município também passou a seguir em seus decretos a classificação de risco estadual, atualizada sempre nas sextas-feiras após as 17h. Pelo menos até a próxima sexta-feira (7), segundo o painel estadual, Nova Friburgo está em bandeira roxa, assim como outros três municípios do estado do Rio.
O último boletim divulgado pelo município traz 15.735 casos confirmados e 499 óbitos e a ocupação dos leitos está em 82,80% leitos de enfermaria e 84% de UTI.
Aulas presenciais
O decreto publicado pela na última quinta-feira (29), previa o retorno das aulas presenciais para a rede particular na próxima segunda-feira (3), e o retorno presencial de 40 das 121 escolas da rede municipal de ensino no dia 17 de maio.
Entretanto, com o anúncio de que Nova Friburgo entrou na bandeira roxa estadual (risco alto) na tarde da última sexta (30), o município informou que, pelo menos até a próxima semana, o retorno das aulas presenciais está suspenso, já que no próprio decreto 982 consta que as atividades presenciais não podem funcionar enquanto o município estiver sob bandeira roxa no painel de Covid-19 do estado.
Ainda de acordo com o decreto municipal, as turmas não vão retornar ao mesmo tempo. E o funcionamento das escolas vai ser com 50% do número de alunos matriculados por turma, ou excepcionalmente onde as salas de aula apresentarem condições pra acomodar os estudantes com no mínimo 2 metros de distância uns dos outros. Tudo isso exceto enquanto estiver vigorando a bandeira roxa estadual na cidade.
Cordeiro decreta estado de calamidade pública em razão da pandemia