Aulas presenciais retornam em algumas escolas municipais de Nova Friburgo
As aulas presenciais da rede municipal de ensino retornaram nesta segunda-feira, 17. O que dita esta retomada é o bandeiramento estadual, atualizado semanalmente pelo Painel Coronavírus do Governo do Rio.
Devido a uma decisão liminar, pedida pelo Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe), o número de unidades retornando neste primeiro momento é reduzido, mas a prefeitura informou que, no decorrer da semana, outras escolas também retornarão.
O município levou em conta o Mapa de Risco da Covid-19 do estado, que nesta semana colocou Nova Friburgo na bandeira vermelha, para autorizar a retomada das atividades presenciais.
“A Prefeitura de Nova Friburgo fez toda a preparação, por meio da Secretaria de Educação, para quando os espaços físicos das unidades pudessem ser frequentados por alunos, professores e toda a equipe da rede”, informou o município.
Entre as ações já realizadas estão limpeza de caixas d´água, desratização, entrega de alimentos para merenda, material de limpeza, higiene e de prevenção contra a Covid-19, como álcool em gel, já foram entregues às escolas.
Unidades em funcionamento
- Adezir Almeida Garcia – Córrego Dantas
- Acyr Spitiz – Lumiar
- Celcyo Folly – Parada Folly
- Flores de Nova Friburgo – Vargem Alta
- Gilcely Barradas – Barroso, Amparo
- Jardel Hottz – Braunes
- Jornalista Américo Ventura Filho – Alto de Olaria
- José Alves de Macedo – Fazenda Rio Grande
- Menino Jesus – Jardim Califórnia
- Otelina de Sá Martins de Almeida Condack – Conquista
- Rei Alberto I – Três Picos
- São Pedro da Serra – São Pedro
- Victorino Bento de Toledo – São Lourenço
Ainda de acordo com a Prefeitura, para atender aos protocolos e às necessidades educacionais, de orientação e adaptação de comportamentos das unidades escolares municipais e, ainda, garantir distanciamento social e organização escolar de forma a evitar aglomeração e proporcionar um retorno presencial gradual e seguro, a retomada vai obedecer critérios de revezamento.
Para o retorno gradual é exigido o uso de máscara durante toda a permanência na escola; distanciamento mínimo obrigatório; aferição de temperatura; tapete sanitizante e álcool em gel; questionário diário para saber se o aluno está com algum sintoma; horários de entrada e saída de cada turma diferenciados; espaços demarcados no chão, para a orientação de alunos e funcionários; os lugares nas salas de aula são fixos para cada aluno; a escola não possui intervalo, como uma forma de controle e segurança, para os alunos não circularem na escola sem supervisão.
No ápice da pandemia, Nova Friburgo retorna às aulas presenciais em escolas