Nova Friburgo ultrapassa 400 mortes por Covid-19 em Bandeira Roxa
A Prefeitura de Nova Friburgo lamentou a triste marca de mais de 400 mortes por Covid-19 na cidade. Somente no último fim de semana, 15 novas mortes em decorrência da doença foram registradas. A Prefeitura informou que a nova variante do vírus tem acelerado a taxa de letalidade e atingindo pessoas cada vez mais novas na cidade.
Bandeira Roxa
Algumas instituições da cidade tentam, através da Justiça, derrubar a medida que determina o funcionamento do comércio e estabelecimentos por rodízio de CNPJ na cidade. A Associação de Supermercados do Estado do Rio, por exemplo, através de nota, afirma que o sistema pode causar o desabastecimento dos mercados. Segundo a entidade, as pessoas correm para os supermercados quando há restrição de horário ou ordem de fechamento, o que causa aglomerações.
O rodízio de CNPJ passou a valer na sexta-feira (9), como resposta da Prefeitura ao pedido de empresários e comerciantes para flexibilização durante a bandeira roxa. Houve protestos e alguns empresários chegaram a desobedecer as regras impostas pelo município. Em nota, a prefeitura de Nova Friburgo informou que o rodízio de CNPJ foi adotado pelo COE para minimizar os prejuízos do setor econômico.
Novos leitos
A Prefeitura de Nova Friburgo anunciou a ampliação de leitos de enfermaria para pacientes infectados com Covid-19 no Hospital Municipal Raul Sertã (HMRS): mais 16. Os novos leitos foram disponibilizados neste domingo, 11/4, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.
“Em cinco dias foram mais 33 leitos de enfermaria no Hospital Raul Sertã”, diz uma publicação da Prefeitura em suas redes sociais. “Mesmo com a abertura desses novos leitos, ainda não será suprida a necessidade da demanda da cidade”, reconhece a Prefeitura.
Boletim
Desde o início da pandemia até esta segunda-feira (12), foram confirmados 13.545 casos de Covid-19 em Nova Friburgo, sendo que 6.366 friburguenses estão curados e outros 404 perderam a vida na luta contra a doença. No momento há 72 casos suspeitos no município, sendo que 58 friburguenses estão internados. O taxa de ocupação dos leitos em todos os hospitais de Nova Friburgo, é de 92%.