Não há garantias na política, tão pouco na representatividade pública. Quatro anos de um mandato pode se confrontar com uma realidade desconhecida do eleitor, o que define, de fato, o comprometimento, são atitudes prestigiadas de resultados.
O chefe do executivo, do município de Nova Friburgo, Johnny Maycon Cordeiro Ribeiro, atravessa o primeiro pedido de impeachment na cidade, no menor tempo já ocorrido. Também é o primeiro prefeito a passar por esse processo dentro de um quadro de pandemia no país, não há referência na história.
As denúncias, que construíram o pedido, apontam questões relacionadas a dois serviços essenciais – saúde pública e transporte público, ambos necessários e relevantes na realidade da vida local.
O discurso do antigo vereador, atual prefeito, sobre o compromisso com a verdade e a transparência dos fatos públicos, foi abandonado pelo poder e conforto da cadeira número um. A conhecida amnésia seletiva parece ter tomado conta de seus valores, deixando para trás, os conceitos que promoveram a transparência em outro momento.
A procuradoria da Câmara aprovou o mérito do pedido, dando ao mesmo o respaldo jurídico necessário para que o trâmite fosse seguido. “O voto de cada vereador e vereadora estará ligado, de forma direta, com a resposta que se espera de uma Casa Legislativa, verdade, compromisso e lealdade ao eleitor” – destacou a jornalista Denise Correa Lopes, responsável pelo pedido de impeachment.