Hospital de Cantagalo têm 83% dos leitos exclusivos para Covid-19 vazios
A Santa Casa de Caridade de Cantagalo, na Região Serrana do Rio, informou nesta quinta-feira (11/3) que foi vítima das chamadas “Fake News” e que somente três pacientes estão internados na ala específica para Covid-19 na unidade. Recentemente, uma matéria equivocada foi compartilhada nas redes sociais afirmando que Cantagalo e Teresópolis estariam com 100% dos leitos de UTI Covid-19 ocupados por pacientes.
Diferentemente de Teresópolis, que sofre com o caos nas unidades de saúde com 100% dos leitos de Covid-19 ocupados em todos os hospitais da cidade (veja aqui), Cantagalo têm quase todos os leitos vazios para prontamente atender possíveis pacientes com o novo coronavírus. De acordo com a direção do Hospital de Cantagalo, dos 17 leitos exclusivos para pacientes com Covid-19, somente 3 estão sendo utilizados.
“A ala específica para tratamento de pacientes com Covid-19 foi implantada em maio de 2020 e fica numa estrutura anexa ao hospital, com passagem e equipes próprias, que seguem protocolos rigorosos no combate ao coronavírus. O espaço é moderno e bem equipado. Atualmente, temos 17 leitos, sendo que três pacientes estão internados em tratamento” – disse Alan Barros, diretor da unidade.
Fake News
A matéria equivocada foi propagada por um site de Nova Friburgo. Parte do artigo diz: “alguns municípios estão na mesma situação alarmante, como Teresópolis e Cantagalo, ambas com registro de 100% de ocupação dos leitos de UTI“. Entretanto, os pacientes com agravamento devido à Covid-19 são enviados para Cordeiro, que possui UTIs para atender pacientes de outros municípios através de um convénio intermunicipal.
Casos de Covid-19
No boletim desta quinta-feira (11/3), divulgado pela Prefeitura de Cantagalo, a cidade contabiliza 35 casos ativos com a doença e um total de 1.507 casos confirmados. A cidade contabiliza 21 óbitos confirmados e 1.451 pessoas recuperadas da Covid-19. Três cantagalenses estão internados com a doença, sendo apenas 1 no Hospital de Cantagalo.
Apesar dos casos ativos de Covid-19 estar bem abaixo em comparação ao início do ano, em entrevista à Radio 94FM nesta quinta, o prefeito Guga de Paula pediu à população para que evite aglomerações e também a colaboração dos proprietários de bares e botecos, para que não precise tomar medidas mais drásticas quanto ao funcionamento dos estabelecimentos.
https://www.instagram.com/p/CC3c1jvBYgx/?utm_source=ig_web_copy_link