Com chegada da rede 5G, antenas parabólicas vão parar de funcionar
As antenas parabólicas , utilizadas para pegar sinal da TV aberta , deixarão de funcionar assim que a rede 5G for implementada no Brasil. Isso acontece porque ambas utilizam a mesma frequência – é como se cirulassem pela mesma via de uma estrada -, o que pode causa interferência.
O edital do leilão do 5G , aprovado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na última quinta-feira (25), prevê uma solução para o problema. As operadoras que comprarem frequências da rede 5G serão responsáveis por distribuir, gratuitamente, receptores e antenas menores para os brasileiros que ainda utilizam antenas parabólicas.
Ao todo, 6,5 milhões de residências no país ainda contam apenas com a parabólica para assistir à TV, de acordo com o levantamento mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2017.
Segundo a Anatel , a distribuição de receptores será coordenada por uma entidade que ainda será criada. O processo de mudança deve durar cerca de dois anos, e será semelhante ao da mudança da TV analógica para a digital.
Para solucionar possíveis interferências, a Anatel tinha duas opções: distribuir filtros instalados nas TVs ou migrar completamente a parabólica . Com simulações em computadores, a agência chegou à conclusão de que os filtros não eram suficientes para resolver o problema. Por isso, haverá a mudança nas parabólicas.
Rio de Janeiro
O Programa de Estímulo à Implantação das Tecnologias de Conectividade Móvel passa a ser instituído no Estado do Rio de Janeiro. É o que determina a lei 9.151/20, sancionada pelo governador em exercício, Cláudio Castro, e publicada em dezembro de 2020, no Diário Oficial do Executivo.
A regra estabelece que o Programa de Estímulo à Implantação das Tecnologias de Conectividade vai viabilizar a modernização das legislações municipais que tratam da implantação de infraestrutura de telecomunicações, de forma a permitir a atualização tecnológica das redes de telecomunicações.
Estado institui programa de estímulo à implantação da tecnologia 5G