São Fidélis, Cantagalo e Duas Barras não registraram homicídios em 2020
Dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) revelam que, enquanto os outros 83 municípios fluminenses tem 2.650 homicídios em 2020, entre janeiro e setembro deste ano, as cidades de Cantagalo, Rio das Flores, Duas Barras, São Fidélis, Cambuci, Rio Claro, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto e Engenheiro Paulo de Frontin, todas com menos de 39 mil habitantes, não tiveram nenhum assassinato registrado neste ano de 2020. Ainda segundo o ISP, o índice de roubos no mesmo período foi baixo, praticamente zero.
O município de Duas Barras, por exemplo, não teve homicídios em 2020 e registrou dois roubos em nove meses. Furtos, foram 27, a maioria na zona rural. Um dos últimos ocorreu em 10 de setembro, quando dois porcos desapareceram de um sítio. O caso está sendo investigado pela delegacia da cidade, a 152ª DP. Entre os moradores da área urbana, são mantidos hábitos inimagináveis para boa parte da Região Metropolitana do Rio, como estacionar carros e não trancá-los ou deixar um capacete em cima de uma motocicleta na hora de ir ao comércio.
Interação da polícia
Para a PM e a Polícia Civil, o segredo para a sensação de segurança maior e os baixos índices de criminalidade nas nove cidades passa por uma série de fatores. Entre eles, estão uma proximidade maior entre seus agentes e a população, o uso de patrulhas para evitar crimes passionais, um monitoramento constante para impedir a chegada de atividades ligadas ao tráfico de drogas e a utilização de redes sociais para recebimento de denúncias anônimas.