Polícia constata crimes ambientais na zona rural de São Fidélis
Em cumprimento à Ordem de Policiamento, a equipe da Polícia Ambiental procedeu à zona rural de São Fidélis, no Norte Fluminense, a fim de verificar possível existência de desmatamento. No local, foi constatado uma área de aproximadamente 25 hectares, com parte em APP (por ser topo de morro, inclinação superior a 45°, próximo a nascentes e às margens do ribeirão Morumbeca), parte em área agropastoril e outra, com vegetação em estágio inicial, médio e avançado de regeneração, sendo arrancadas também algumas árvores de pequeno, médio e grande portes com características de nativas, estando ainda algumas amontoadas e outras aparentemente soterradas.
Foi constatado, ainda, a construção de quatro barragens/tanques, também em APP (redor de nascentes). No local, foi encontrada uma escavadeira hidráulica, Caterpillar, que não estava sendo utilizada no momento da fiscalização. Foi informado pelo INEA Desengano que a propriedade se encontra na zona de amortecimento do PED (Parque Estadual do Desengano), a menos de 2km do Parque.
Em contato com um transeunte, a equipe foi informada este informou que o proprietário reside no município de Niterói. Após tentativa de contato telefônico não ser bem sucedida, foi informado a Polícia Civil da 141ª DP, que conseguiu obter informações do responsável do terreno no sistema de dados daquela UPJ. As medidas cabíveis foram tomadas e foi realizado o auto de constatação do INEA.
Seja você também um agente transformador, denuncie através dos telefones 0300 253 1177 (Linha Verde) e/ou 021 2334-7632 (Agência de Inteligência do Comando de Polícia Ambiental).