Onda de frio chega ao RJ e deve derrubar temperaturas na região
A onda de frio histórica que avança pelo Brasil começa a dar as caras no RJ nesta quarta-feira (19). A temperatura deve cair pelo menos 10 graus já nas próximas 24 horas. Ainda não é possível prever se o recorde de frio do ano será batido.
Na manhã desta quarta, foi registrado um pico de vento de 46 km/h, com rajadas que chegaram a 60 km/h ao longo da tarde. O tempo continuou abafado durante toda a tarde: a máxima bate 34°C. Em Petrópolis, o vento derrubou uma réplica do 14-Bis. O “avião” estava preso ao pedestal com uma madeira amarrada com um arame e tombou. Ninguém se feriu.
A ventania é o “cartão de visitas” da frente fria. Nesta quinta (20), já sobre o RJ, fará a temperatura desabar. Os termômetros não devem passar de 24°C, com chuva fraca a moderada a qualquer hora.
Chuva forte na sexta
A temperatura segue em declínio à medida que a massa de ar frio avança. Há alerta de chuva forte na sexta-feira (21) e no sábado (22), com ressaca no mar. O fim de semana deverá ter a tarde mais fria do ano — no sábado, a máxima prevista é de 19°C. A chuva diminui a partir de domingo (23), e o sol deverá voltar aos poucos na segunda-feira (24).
Previsão
No Estado do Rio de Janeiro, nas regiões Norte e Noroeste, a temperatura começa a cair na sexta (21) quando há previsão de chuva. Para o sábado são previstas as menores temperaturas; a máxima não deve passar de 24°C e a mínima pode chegar a 14°C. Na Região Serrana a queda de temperatura será ainda mais acentuada. A máxima fica abaixo de 20°C já a partir de sexta e podem ser registradas mínimas entre 14°C e 9°C.