Serra News
O portal de notícias da Região Serrana do Rio de Janeiro.

Nova fase de construção da via compartilhada em Nova Friburgo

Nova fase de construção da via compartilhada para trânsito de ciclistas e pedestres em Nova Friburgo

A Prefeitura de Nova Friburgo iniciou nesta quarta-feira (12/08) uma nova fase da construção da via compartilhada para pedestres e trânsito de ciclistas. A obra faz parte do “pacotão” anunciado pelo Executivo no ano passado, estimada inicialmente em R$ 999 mil, e que tinha previsão de ser concluída ainda em 2019, mas o prazo acabou se estendendo por complicações encontradas durante as intervenções.

Uma divisória de concreto pré-fabricada, exclusivamente para o trânsito de ciclistas, foi construída no trecho compreendido entre a Rua Sete de Setembro e a Ponte na Rua Padre Yabar, na Avenida Euterpe Friburguense. O trecho está sinalizado e agentes de trânsito permanecem no local para orientação de motoristas.

O trajeto será exclusivo para o trânsito de ciclistas, através de uma divisória de concreto pré-fabricada. O prazo para conclusão da via compartilhada de Nova Friburgo é até o fim do mês de setembro, conforme divulgou a prefeitura.

Via Compartilhada

De acordo com a Prefeitura, o objetivo do projeto é estimular uma alternativa à mobilidade urbana, com estrutura e que ofereça segurança aos usuários. Diferentemente de uma ciclovia tradicional, o projeto executado pelo município prevê um espaço ciclável compartilhado com pedestres, dispondo de quesitos de segurança indispensáveis.

Portanto, a ideia é aproveitar o espaço já existente, usando-o e o adaptando para o uso compartilhado. A via compartilhada que está sendo implantada na cidade contará com sinalização horizontal e vertical (de regulamentação, advertência e indicação), indicando o uso compartilhado e marcando as áreas destinadas para caminhada de pedestres e onde é para os ciclistas.

O percurso total é de quatro quilômetros a partir da Rua Duque de Caxias (Paissandu) até a Ponte da Rua Sete de Setembro, em ambos os lados do rio, seguindo pela Av. Euterpe Friburguense até a ponte da Rua Padre Luiz Yabar, por onde chega à Av. Rui Barbosa e prossegue margeando o Rio Bengalas e avançando pela Av. Costa e Silva até o trevo de Duas Pedras.

Veja também
error: Conteúdo protegido!