O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), realizou nesta terça (18/8), uma operação conjunta com o Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Guardas Municipais e Defesas Civis dos municípios do Carmo e de Sumidouro para coibir queimadas ilegais. Pelo órgão ambiental estadual, participaram as Superintendências Regionais Dois Rios (SUPRID) e do Piabanha (SUPPIB).
A operação foi direcionada por chamados ao Corpo de Bombeiros para conter incêndios florestais e em áreas de pastagem. Foram vistoriados cinco locais que sofreram queimadas e emitidas multas e notificações ambientais. Portanto, a operação do Inea realizada em Carmo e Sumidouro será repetida ao longo dos meses de agosto, setembro e outubro, período de maior frequência de queimadas.
Nesta época do ano, aumenta substancialmente o número de focos de incêndio. Eles prejudicam a qualidade do ar e promovem a destruição da fauna e da flora local. Pois a queimada contribui também para degradação do solo e favorece processos erosivos, como deslizamentos, quando se iniciar o período chuvoso.