Estado libera mais de R$ 11 mi ao Hospital São José do Avaí de Itaperuna
O secretário estadual de Saúde, Alex Bousquet, informou que as pendências burocráticas relacionadas ao Hospital São José do Avaí de Itaperuna, no Noroeste Fluminense, estão sendo resolvidas. O objetivo é que ainda nesta semana sejam pagos R$ 11.280.373,62. Os recursos são referentes aos meses de maio e junho.
Ainda de acordo com as informações de Bousquet, não existem entraves jurídicos para o pagamento, e o empenho será efetuado assim que já estiver regularizado no Sistema Integrado de Gestão de Informações (Siga). Assim, a Secretaria de Estado de Saúde efetua a liberação dos recursos ao hospital responsável pelo atendimento de moradores de municípios de toda a região.
“O secretário tem o compromisso em resolver o quanto antes a situação do Hospital São José do Avaí diante da importância para toda a região noroeste fluminense. Ele assegurou que a expectativa é de que até quinta-feira o hospital receba o recurso”, afirmou o deputado Jair Bittencourt (PP).
Atendimentos
O Hospital São José do Avaí, em Itaperuna, considerado um dos melhores da região, havia suspendido todas as internações e procedimentos eletivos do SUS desde o dia 24 de junho. O motivo seria a falta de repasses de verbas do SUS de procedimentos já realizados, em inadimplência que já se acumularia em meses, por repasses não feitos pela Secretaria Estadual de Saúde
Entre os muitos procedimentos do SUS que ficaram suspensos foram os transplantes, nos quais o Hospital São José do Avaí de Itaperuna é uma referência na região, que depende muito, em especial o Noroeste do estado.
Sem contar que no plano do governo do estado, todo o Noroeste seria atendido para Covid-19 pelo hospital de campanha de Campos, que está atrasado, sem prazo de conclusão e com boas chances de jamais ser aberto.