70% dos brasileiros querem continuar em home office, diz pesquisa
Depois da correria para adaptar a rotina do escritório para o trabalho em casa (home office), com envio de computadores, teclados e cadeiras, os profissionais brasileiros tiveram cerca de 4 meses para testar — e aprovar — o novo modelo.
Segundo pesquisa na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, 70% dos brasileiros gostariam de continuar trabalhando em casa. Mas apenas 19% afirmaram que não gostariam de permanecer no home office e 11% disseram ser indiferentes.
Em entrevista para a Rádio USP, o professor Wilson Amorim, um dos coordenadores do relatório, demonstrou surpresa com os resultados. Por causa das circunstâncias, ele esperava que as pessoas tivessem um posicionamento mais crítico ao trabalho em casa, e isso não aconteceu.
Pois no estudo, cerca de 1.300 pessoas foram entrevistadas, com uma predominância de profissionais com alta qualificação e renda elevada.
Gosto pelo home office
As pessoas adquiram gosto pela comodidade da flexibilidade do home office. Em pesquisa da Cognizant, 80% dos profissionais afirmaram que recusariam uma oferta de emprego que não oferecer a possibilidade de executar suas tarefas fora do escritório.
Apenas a economia do tempo de deslocamento ao escritório e o ganho de qualidade de vida já seriam influências fortes para a preferência pelo trabalho remoto.
No entanto, a insegurança em relação à própria saúde e o crescente desemprego ajudam a aumentar a satisfação de quem pode ficar em casa.
Mas para quem quer permanecer em casa, a boa notícia é que o modelo também é positivo para as empresas. Além de redução de custos, como o aluguel e energia, o home office apresenta um aumento de até 13% na produtividade.
Em pesquisa da Betania Tanure Associados, 85% das empresas consultadas revelaram que pretendem manter a política de home office para os empregados em algum grau. Empresas como o Facebook, Twitter, XP, Qualicorp e Zee.Dog já anunciaram que tornarão a ida ao escritório opcional a partir de agora.