RJ anuncia retomada gradual de transporte intermunicipal
O transporte intermunicipal de passageiros no Rio de Janeiro começará a ser gradualmente retomado a partir de amanhã. A decisão foi anunciada hoje pelo governo fluminense e publicada em decreto em edição extra do Diário Oficial do Estado.
A ideia da medida é atender a demandas sociais e econômicas diante da flexibilização progressiva promovida por diversos municípios das medidas de isolamento social, adotadas como combate à pandemia do novo coronavírus.
A partir do fim de semana, linhas rodoviárias e vans intermunicipais voltarão a operar, com exceção das cidades de Barra Mansa, Pinheiral e Volta Redonda. Nos três municípios, o transporte coletivo está mantido, mas ônibus intermunicipais, ônibus fretados e vans nas conexões com outras cidades seguem restritos.
Segundo o decreto, fica proibido o transporte de passageiros em pé, de maneira a evitar superlotação do transporte público. O Governo do Rio determinou que as seguintes linhas devem operar com ocupação limitada ao número de assentos dos veículos:
- que fazem a ligação entre os municípios da região metropolitana
- que fazem ligação entre os municípios do interior do estado
- as de transporte complementar, em qualquer região
As linhas que ligam o interior e a região metropolitana devem operar com no máximo 50% dos assentos ocupados, em caso de veículos rodoviários, ou apenas com passageiros sentados, em caso de veículos urbanos.
Medidas de higiene
Até as 17h30 de hoje, o Governo do Rio de Janeiro já havia contabilizado 63.066 casos do vírus desde o início da pandemia, com 47.091 pacientes recuperados e 6.473 óbitos decorrentes da covid-19.
O Governo do RJ pede que, se houver possibilidade e segurança, os trajetos sejam realizados com janelas abertas para que haja circulação de ar em ônibus, barcas, trens e no transporte complementar.
Em transportes individuais e coletivos do RJ, segue obrigatório o uso de máscaras. As concessionárias, por sua vez, devem disponibilizar álcool em gel ou produtos sanitários com eficácia semelhante em todas as estações de trem, metrôs e barcas, assom como em ônibus do estado.