Aqueles que resistem em sair das ruas receberam cobertores no último fim de semana, em Nova Friburgo, na Região Serrana. Uma equipe do Centro de Referência de Assistência Social – CREAS – realizou nova abordagem aos moradores em situação de rua, sempre buscando o restabelecimento do vínculo familiar. Os que se recusam à proposta ou não possuem familiares são orientações a irem para o Ponto de Apoio, onde recebem alimentação, cama para dormir e podem tomar banho.
Infelizmente, muitos se recusam a receber este tipo de auxílio preferindo se manter em situação de rua. Como o direito de ir e vir do cidadão não pode ser infringido, a Secretaria não pode retirá-los das ruas a força. Sendo assim, a equipe entregou, a essas pessoas, cobertores no último fim de semana.
Segundo a secretária de Assistência Social, Fernanda Castro, a medida visa dar dignidade e um pouco de conforto ao grupo neste período de frio. “Estamos inclusive criando um grupo de whatsapp para interação da comunidade com a nossa equipe do CREAS, para que, assim, juntos, possamos mapear e reduzir o número da população em situação de rua no nosso município.”