Centro de Triagem Covid-19 começa a funcionar em Trajano de Moraes
O município de Trajano de Moraes, na Região Serrana, já conta com um Centro de Triagem para atendimentos de pacientes com suspeita ou sintomas similares à Covid-19. O espaço foi inaugurado no dia 29 de maio. A estrutura foi montada na Unidade Básica de Saúde Lucyene Gonçalves Neves – ESF Represa, no bairro Nova Esperança. O atendimento será das 8h às 17h.
O Centro de Triagem atenderá pessoas assintomáticas ao Covid-19. “Estamos trabalhando com responsabilidade e nossos esforços estão voltados para combater a propagação desse vírus no nosso município. O Centro de Triagem vai auxiliar o atendimento que já vem sendo feito pela saúde. A administração pública tem se empenhado no enfrentamento contra a Covid-19, mas é importante que cada cidadão também seja consciente e faça a sua parte adotando medidas de prevenção”, orienta o prefeito Rodrigo Viana.
O Centro de Triagem conta com acolhimento, recepção, sala de observação, entre outros pontos. Vale destacar que o local segue os protocolos do Ministério da Saúde, e que o Centro de Triagem será responsável pela seleção e atendimento de casos de síndromes gripais que apresentem os sintomas da Covid-19, como febre, tosse, coriza e dificuldade de respirar. Ainda de acordo com o secretário municipal de Saúde, Lucas Esteves, o local foi escolhido por ter uma estrutura toda montada.
“O local teve que ser apenas adaptado. Definimos o horário de funcionamento de acordo com o registro de maior fluxo de pacientes, ou seja, de acordo com a demanda. Os pacientes diagnosticados com Covid-19 que necessitarem de internação, serão encaminhados para uma unidade intermediária, criada dentro do Hospital Francisco Limongi, onde irão dispor dos suportes necessários até a liberação de vaga hospitalar pela Central Estadual de Regulação”, disse o secretário.
O local conta com uma equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de auxiliares de serviços gerais que manterão o ambiente higienizado durante os atendimentos.
“Essa estrutura vai oferecer à população segurança durante o diagnóstico, evitando aglomerações no interior da unidade de saúde. Temos uma equipe preparada para garantir um bom atendimento com agilidade e eficiência. Estamos trabalhando muito e vamos vencer esse momento, garantindo à prestação de serviço que é devida a população trajanense. O local tem 4 salas de estabilização. O Centro de Triagem para Covid-19 é um espaço de acolhimento, onde as pessoas terão todo acompanhamento”, garante o médico clínico geral responsável pelo espaço, Saulo Coelho.