No Decreto Municipal 5278/2020 de 13 de abril, o prefeito Vinicius Claussen, de Teresópolis na Região Serrana, incluiu duas medidas relacionadas ao uso de máscaras (descartáveis, cirúrgicas ou de pano): recomendação de uso nas ruas e obrigatoriedade de uso dentro de estabelecimentos bancários, empresariais e comerciais.
Especialistas em saúde pública reforçam o tempo todo que o uso das máscaras diminui a chance de contágio pelo novo coronavírus. Considerando as normas de prevenção à saúde, o decreto do município de Teresópolis, nº 5.278, recomenda o uso das máscaras para quem sair de casa. Podem ser descartáveis, cirúrgicas ou de pano.
Pesquisas têm apontado que a utilização de máscaras caseiras impede a disseminação das gotículas expelidas do nariz ou da boca no ambiente, garantindo uma barreira física que vem auxiliando na mudança de comportamento da população e na diminuição de casos.
A cidade de Teresópolis tem, até esta sexta-feira (17/04), 44 casos confirmados de pacientes com Covid-19. Dos 15 pacientes internados, 12 aguardam resultado do teste, sendo que destes, 3 estão em estado grave. Outras 3 internações são de casos confirmados, sendo um em estado grave e dois estáveis.
Existem ainda 124 pacientes suspeitos aguardando resultado dos exames enviados ao LACEN-RJ; 109 pacientes fizeram o teste e tiveram resultado negativo para coronavírus. Um óbito por Covid-19 foi confirmado na cidade.