Rio de Janeiro restringe circulação de ônibus intermunicipais
O Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro) proibiu a partir desta terça-feira (17) a circulação de ônibus intermunicipais, de veículos de fretamento, ou seja, de vans e transporte complementar, que são aqueles operados por empresas de turismo, entre a região metropolitana do Rio de Janeiro e os demais municípios do estado.
A medida, publicada nesta terça, no Diário Oficial do Estado, vale por 15 dias consecutivos ou até a revogação do Decreto Estadual n° 46.970 que, assinado na última sexta, estabelece medidas de combate ao novo coronavírus (Covid-19), no Rio de Janeiro.
A circulação dos ônibus intermunicipais regulares, vans e veículos e de empresas de turismo que circulam na região metropolitana devem transportar apenas passageiros sentados.
A empresa de ônibus Auto Viação 1001 emitiu nota. Ela opera linhas que ligam Nova Friburgo ao Rio de Janeiro, Niterói e cidades das regiões dos Lagos e Centro-Norte Fluminense. A empresa cancelou todas as viagens intermunicipais e interestaduais para todos os destinos. A medida é uma forma de prevenir a emancipação do novo coronavírus.
De acordo com o órgão, a medida foi tomada considerando que a maior parte dos casos da Covid-19 no estado está concentrada na região metropolitana. Já o transporte entre os municípios do interior, que não passa pela região metropolitana, continuará ocorrendo normalmente.
Os passageiros com bilhetes emitidos para os municípios com restrição, com validade posterior à data da portaria, serão ressarcidos pelas respectivas empresas.
Em todo o Brasil, de acordo com os últimos dados do Ministério da Saúde, são 234 casos confirmados de infecção.