Fake news diz que veículos estão impedidos de entrar em Duas Barras
Moradores de Duas Barras disseram que foram impedidos de entrar na cidade pela Guarda Municipal nesta quarta-feira (18/03). Áudios compartilhados nas redes sociais dizem que veículos estavam sendo impedidos de entrar na cidade da Região Serrana do Rio.
Trata-se de uma informação equivocada que, pode ser considerada como uma fake news. De acordo com a Prefeitura de Duas Barras, o Decreto 3318/2020 publicado pelo prefeito Luiz Carlos Botelho, não impede a entrada e saída de veículos da cidade. Apenas segue recomendações do Ministério da Saúde.
https://www.instagram.com/p/B95FWU8B1Yg/?utm_source=ig_web_copy_link
Outra notícia equivocada, divulgada na manhã deste dia, dava conta que a praça de pedágio da BR-040, em Duque de Caxias, que dá acesso a Serra de Petrópolis, estava impedindo dos veículos ultrapassarem.
Moradores contaram que foram parados na entrada de Duas Barras pela tarde e que a Guarda Municipal estaria pedindo comprovante de residência. Ainda segundo informações dos próprios moradores, o decreto publicado pelo prefeito da cidade impediria a entrada de veículos em Duas Barras.
Nota oficial da Prefeitura de Duas Barras:
“Comunico que a Guarda Municipal, assim como, a Polícia Civil, estão trabalhando na conscientização da população, para que contribuam com o momento, permanecendo em suas residências o máximo possível.
Aproveito para lamentar que neste momento tão difícil pessoas de má fé estejam espalhando Fake News para confundir a população.
É de grande imprudência, que diante de tamanha preocupação, existam pessoas agindo com intenções políticas para prejudicar a população.
Confirmo e reafirmo, todas as decisões da Prefeitura Municipal serão tomadas através de decreto com ampla divulgação nos canais oficiais da Prefeitura de Duas Barras.
Lembro que as Decisões tomadas até agora, cautelares a Pandemia do COVID-19, são as constantes nos DECRETOS OFICIAIS, devidamente publicados e divulgados.”
Solicito que nesse momento todos possam colaborar de forma eficiente, para que possamos superar os transtornos causados por conta desse vírus.
Sobre a informação de que ônibus não estariam entrando na cidade, também é falsa. Acontece que para evitar a disseminação do novo coronavírus, seguindo orientações do Governo do Estado, o Detro-RJ proibiu a circulação de veículos das modalidades regular, fretamento e complementar entre a Região Metropolitana e os demais municípios do Estado do Rio de Janeiro, diminuindo drasticamente a frota de veículos nas ruas.