Nova Friburgo realiza ações emergenciais em pontos atingidos pela chuva
No último dia 3/01, a Prefeitura de Nova Friburgo decretou situação de emergência na cidade devido as fortes chuvas que atingiram o município. Em diversas localidades foram registrados alagamentos, deslizamento de terra, além da abertura de crateras em algumas vias.
Na RJ-124, que liga Friburgo a Casimiro de Abreu, houve queda de barreira na tarde desta sexta-feira. Os dois sentidos da via ficaram interditados e a situação foi resolvida pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER-RJ) durante a noite.
O fim de semana foi de de muito trabalho na cidade da Região Serrana. A Prefeitura de Nova Friburgo informou que por conta de fortes estragos em pontos distintos, teve de priorizar as necessidades mais urgentes.
Funcionários atuaram na Rua Raul Veiga em Olaria e na cratera aberta na Rua Maria José Dutra de Castro no Vale dos Pinheiros. Os funcionários precisaram aguardar a remoção de um poste de energia elétrica para avaliar o local.
Uma retroescavadeira de grande porte também chegou a localidade e desobstruiu as manilhas na tarde deste sábado e um pequeno acesso foi feito para permitir o acesso de veículos a um condomínio na região, pois os moradores não conseguiam se locomover.
Friburgo em situação de emergência
Por meio de nota, o executivo municipal de Nova Friburgo disse que a declaração publicada no diário oficial decretando a situação de emergência não tem a função de alarde aos moradores.
O município disse que o objetivo foi para que todos os órgãos pudessem atuar para pronta recuperação das áreas atingidas pelas chuvas, na busca de recursos com o governo federal para obras em ruas, estradas e pontes, além de adquirir bens e serviços necessários para reabilitação dos cenários de desastres de maneira ágil.
Por fim, a cidade opera em estágio de atenção e reforça que está à disposição da população pelo 199.
Fonte: G1/Globo