XXI Festival de Folia de Reis de Cantagalo homenageia nomes da cultura
No próximo domingo (15/12), Cantagalo na Região Serrana sediará mais um encontro cultural. A Secretaria de Cultura e Turismo irá promover o XXI Festival de Folia de Reis de Cantagalo. As canções, os instrumentos e a perpetuação da cultura folclórica invadem pela vigésima primeira vez as ruas da cidade.
O evento conta com o apoio da Associação de Folias de Reis de Cantagalo e acontecerá na Rua Maestro Joaquim Antônio Naegele, no Centro.
A expectativa para este ano é que entre 20 a 25 Folias estejam presentes, abrilhantando o já tradicional encontro.
O início do evento está previsto para às 9h, pois deve se estender ao longo de todo o dia. A previsão de duração das apresentações é de no máximo 20 minutos para cada Folia, segundo a Secretaria de Cultura e Turismo. Vale ressaltar que cada Folia participante irá receber um certificado especial e um troféu por sua participação no evento.
“O Festival de Folia de Reis permite aos foliões dá voz a uma cultura popular, folclórica e milenar com ambivalência de diversos personagens, pois desde as pastorinhas, os sanfoneiros, os cantores até o palhaço, uma figura ambígua que representa, segundo relatos, a perseguição do Rei Herodes ao menino Jesus e que tentam por meio das brincadeiras pedir perdão pelo que fez. Esse ano completamos 21 anos de festival em nossa cidade e é sempre um prazer ter a oportunidade de manter viva essa tradição.” – Destacou o Assessor de Cultura, Matheus Lucas.
As Bandeiras de Cantagalo serão as primeiras a receber a carteirinha do folião da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, graças ao trabalho conjunto da Secretaria de Cultura e Turismo de Cantagalo e a SECEC-RJ. Esta carteirinha visa reconhecer, dar viabilidade e facilitar a atuação das bandeiras de folia de reis do Estado do Rio de Janeiro.
Homenagens
Mas nesta edição, o Festival irá prestar homenagens a nomes que foram significativos para o movimento de cultura popular na região, são eles: Chiquinho Feijó, Odir Nacif e Arlete Lins.
Os três tiveram grande participação no Movimento de Folias de Reis no interior fluminense, e esta iniciativa, de proposição do prefeito Guga de Paula, pois tem por objetivo manter viva a memória destes ilustres Foliões.
Também durante o Festival, as Bandeiras de Folia de Reis do município de Cantagalo, irão receber instrumentos novos mediante termo de cessão de uso através da Secretaria de Cultura e Turismo. Pois esta ação da Cultura do município objetiva valorizar ainda mais estes importantes grupos culturais de Cantagalo.
Programação:
XXI Festival de Folia de Reis de Cantagalo
Local: Rua Maestro Joaquim Antonio Naegele
Horário: 09h às 22h
Evento Gratuito
Por Bruno Palma