Teresópolis, na Região Serrana, confirmou o segundo caso de meningite bacteriana registrado em 2019 na cidade.
Segundo a Prefeitura, uma criança de 12 anos deu entrada na rede municipal de saúde na quarta-feira (27) e foi transferida para o Instituto Fernandes Figueira, no Rio, onde permanece internada.
A Secretaria de Saúde de Teresópolis disse que os exames laboratoriais da criança foram colhidos na cidade e encaminhados para um laboratório especializado no Rio de Janeiro, que confirmou o diagnóstico de “meningite bacteriana não especificada”.
O órgão disse que outros exames poderão esclarecer melhor o diagnóstico etiológico da doença e afirmou que não há surto ou epidemia da doença na cidade.
O primeiro caso da doença foi registrado no início deste ano, ainda segundo a Secretaria de Saúde.
Protocolo do Ministério da Saúde
A Prefeitura informou que iniciou o protocolo do Ministério da Saúde e que foram efetivadas as medidas cabíveis e determinadas com os indivíduos que tiveram contato íntimo com a paciente.
O órgão disse ainda que foi feito contato com a escola onde a criança estuda para esclarecimentos de dúvidas e ações específicas.
Por meio da Vigilância Epidemiológica, a Secretaria de Saúde disse ainda que segue mantendo as ações regulares de acompanhamento e vigilância de casos suspeitos e confirmados.