Estado do RJ terá 12 feriados prolongados no próximo ano
Enquanto 2019 teve cinco feriados prolongados, 2020 chega agradando quem quer mais uns dias de folga. De acordo com o calendário, serão nove datas comemorativas que caem em sextas-feiras, segundas, terças e quintas, e podem ser emendadas com o final de semana. No Rio de Janeiro, o número de feriados prolongados chega a 12.
No ano de 2019, a maioria das datas comemorativas caíram em fins de semana. Por ser ano bissexto, com 366 dias, esses feriados serão na segunda ou terça-feira em 2020.
No Rio de Janeiro, o feriadão começa no primeiro mês do ano. No dia 20 de janeiro, que cai numa segunda-feira, é comemorado o Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade.
No mês seguinte, em fevereiro, a terça-feira de carnaval será no dia 25. A Quarta-Feira de Cinzas (26) não é feriado e, sim, ponto facultativo. Por conta disso, as empresas devem decretar folga.
Em abril, a Sexta-Feira Santa cairá no dia 10. Na terça-feira, dia 21 de abril, é comemorado o dia de Tiradentes. Já na quinta-feira 23, é o dia de São Jorge, considerado feriado no Estado do Rio de Janeiro.
Em maio, o Dia do Trabalho (1º) será comemorado numa sexta-feira, abrindo a possibilidade de emendar com o final de semana. Em junho, Corpus Christi será celebrado no dia 11, uma quinta-feira, ou seja, mais um feriadão.
A data que marca a Independência do Brasil, 7 de setembro, será celebrada numa segunda-feira, prolongando o descanso do trabalhador.
Em outubro, a comemoração da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, dia 12 de outubro, será na segunda-feira, enquanto o Dia dos Professores (15) será na quinta.
Em novembro, o feriadão está garantido com o Dia de Finados, no dia 2, que cai na segunda-feira. O Dia da Consciência Negra também possibilita o descanso prolongado, já que dia 20 de novembro será numa sexta-feira. Finalizando o ano de 2020 com um feriadão, o Natal, dia 25, será celebrado numa sexta também.