Muitas vezes não percebemos, mas as nossas vidas estão em constante transformação por conta dos aparelhos que usamos, seja para comunicação, transporte ou até mesmo diversão. Essas mudanças muitas vezes ocorrem de maneira tão sutil que isso só é visível depois de um bom tempo que elas são instauradas.
Para mostrar isso com mais clareza, o artigo de hoje fala sobre algumas das principais mudanças da tecnologia em nosso cotidiano e como elas têm transformado, aos poucos, o nosso dia a dia. Ficou curioso? Leia até o fim e descubra!
As formas e comunicação
Talvez as mudanças mais fáceis de serem percebidas são aquelas que têm a ver com os meios de comunicação. Em pouquíssimo tempo nós deixamos de usar os telefones fixos e incorporamos diversos outros elementos em nossa rotina, como os áudios de aplicativos como Whatsapp e Telegram, grupos com temáticas específicas onde recebemos mensagens diárias, dentre diversas outras coisas.
Há cerca de 25 anos, quando as conversas por vídeo eram uma grande novidade, sonhava-se em poder ter conexões melhores, em imagens de maior resolução e conversas sem atraso. Mesmo os mais otimistas não conseguiriam imaginar que em tão pouco tempo nós poderíamos fazer chamadas de vídeo de alta qualidade de praticamente qualquer lugar do mundo.
Vale ainda ressaltar que as mensagens instantâneas não ficam centralizadas em um único aplicativo. Praticamente todas as redes sociais possuem diversas maneiras de comunicação, permitindo que você tenha contato diário com amigos e familiares distantes através de postagens com fotos e vídeos do seu dia a dia. As mídias, no geral, também foram incorporadas e naturalizadas em nossa rotina.
Os meios de pagamento
Os meios de pagamento sofreram uma enorme revolução com o avanço da internet e da tecnologia. Se há algumas décadas o cartão era visto como uma grande inovação, hoje em dia nem mesmo ele é necessário em muitos casos. Bancos digitais e opções como o PIX trouxeram uma enorme mudança nas formas de pagamento e em como lidamos com o nosso dinheiro.
Além disso, o acesso a informações sobre investimentos e organização financeira também se democratizou muito mais. Muitas vezes, os próprios bancos oferecem facilidades para que uma pessoa possa investir em renda fixa, por exemplo. Isso é algo que antes era restrito a uma pequena parcela da sociedade e que tem se tornado cada vez mais popular.
Os jogos digitais
Outra coisa que não percebemos é a forma como nossa relação com os jogos se transformou. É extremamente comum conhecermos alguém que joga – ou jogarmos nós mesmos – com pessoas de diversas partes do mundo, o que era inimaginável há poucas décadas.
Isso se acentua mais ainda quando pensamos em jogos clássicos como o poker. Hoje em dia, as técnicas para entender o comportamento do seu adversário são muito diferentes do que eram antigamente, justamente pelo fator online. Se antes as expressões faciais e corporais eram o que mais contavam em casos como esse, hoje em dia é muito mais importante entender, por exemplo, como o seu adversário faz a abertura de mãos e se ele tem uma postura de jogo mais agressiva ou mais conservadora.
É interessante como essas pequenas transformações ocorrem sem que estejamos completamente cientes do que está acontecendo. O que acontece, na verdade, é que a forma com que nos comportamos durante as partidas acaba mudando por conta da maneira de como o jogo é apresentado a nós. No fim, tudo tem a ver com as mudanças que a tecnologia nos proporciona.
Sem dúvidas, os smartphones são o grande símbolo dessas mudanças recentes. Desde o jeito como nos comunicamos, como lidamos com as finanças até os mais variados tipos de entretenimento, esses aparelhos nos acompanham e proporcionam essas mudanças. E talvez seja exatamente por isso que não as percebemos de maneira tão brusca. Elas chegam aos poucos, em formas de aplicativos ou atualizações e, quando menos percebemos, já estamos acostumados a uma nova forma de viver.